Imagem Google
Ser & Viver
Reflita sobre o axioma: Para viver é preciso ter e ser. Muitos acham para viver basta estar vivo. Ledo engano! Estar vivo não é garantia para viver. Para viver é preciso algo mais do que estar vivo. Em termos genéricos temos:
- Para viver como humano é preciso ter humanidade e ser humano; - Para viver como médico é preciso ter sabedoria de medicina para ser médico; - Para viver a bondade é preciso ter a bondade e ser bom; - Para viver é preciso buscar o "ter", para "ser" o que quer viver.
Um estudante ao iniciar um curso profissionalizante busca a sabedoria que lhe possibilitará viver. Caso não adquire sabedoria não será. Ou repete os estudos até a capacitação ou será incapaz. Socialmente não será ninguém, dependerá dos outros para viver. Pode observar que somos estudantes dos processos de vidas, que o planeta nos oferece. É nestes aspectos que todos precisam conscientizar. Se não busca os conhecimentos, o saber, nada será. Se não busca a vida, não a terá. Cada um é o que sabe ser, nada mais, nada menos. Quanto mais busca o "ter" conhecimento mais amplia o "ser" para viver. Tem que analisar o saber, o seu ser, em todas as esferas: profissional, familiar, social, amizades e principalmente o interno. Quando o ser é mal, só o é, porque tem conhecimentos maus e vive uma vida de maldade. Ele terá que buscar os conhecimentos e adquirir a sabedoria de bondade para ser bom. Ao prender um bandido, por exemplo, se não lhe ensinar a ser bom, continuará sendo mal, por máximo de tempo que fique na cadeia. Será mal porque é o conhecimento que ele tem para ser e viver. Um alcoólatra falta conhecimento que lhe capacite para acabar com os problemas que estão lhe afligindo. Da mesma forma, o stress e problemas psicológicos, está faltando conhecimentos de capacitação para superar os desafios. Cada um viverá o que procurou ter e ser. Assim, terá que buscar e aprender os conhecimentos que lhe proporcionam a capacitação, para tornar-se um ser melhor, evoluir e entender o sentido de ser e viver. Sejas feliz! José Humberto C Soares
Enviado por José Humberto C Soares em 13/04/2012
Alterado em 17/08/2020 |