Ambiente
Antigamente, no Império Romano, a várzea era um local denominado de imundo por ser sujo, de mau cheiro e, consequentemente, inabitável. Com o surgimento da canalização da água e da rede de esgoto no Império, o local passou de imundo para mundo, ou seja, local limpo, saudável e habitável. Mundo é o ambiente propício ao desenvolvimento da vida.
Se quisermos desenvolver temos que ter um ambiente adequado, temos que ter um mundo. Toda vida que existe na natureza necessita de um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, do contrário, debilita ou extingue-se.
É preciso ter consciência do ambiente para se ter um mundo. Temos consciência do ambiente de nosso planeta? Do trabalho, da sociedade, do nosso lar! De nosso ser interno! Da natureza e principalmente do universo?
Quantos lares por falta de um ambiente mental adequado e equilibrado são desfeitos! Quantas empresas por falta de organização, de estrutura, de harmonia mental não vão bem! O que o capitalismo, a religião, a humanidade estão fazendo com o ambiente do mundo? Precisamos pensar em nossos conceitos se: deixaremos um mundo ou um imundo para as futuras gerações.
Ter consciência, ter a sapiência como é constituído, como funcionam e como rege o equilíbrio do ambiente: o que é bom ou ruim, o certo e o errado, o bem e o mal é o grande desafio de superação humana. Nesse desafio ter a ciência que o ambiente é constituído pelo físico, mas, regido pela inteligência e pelo espírito que reina e forma a unidade do mundo.
A lição da vida consiste em conhecer o ambiente interno, adaptá-lo e a servir o ambiente externo.
José Humberto C Soares
Enviado por José Humberto C Soares em 13/07/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |