Imagem Google
Anjos e Demônios
Quando criança gostava de assistir os desenhos de Tom & Jerry. Achava interessante quando aparecia a eles um anjo de um lado e do outro um capetinha, um falava para fazer o “bem” o outro o “mal”. Pensava. Realmente é isso mesmo! Temos eles dentro de nós falando: faça isso, não, não faça... – Pule o muro! – Não, não pule! – Suba na goiabeira e pegue a goiaba do vizinho! – Não, não pegue! – Que anjo chato!!! Crescemos com o decorrer do tempo. Na viagem do tempo alguns continuam a pensar nos anjos e demônios, outros, penetram nos mistérios da vida, do universo, avançam nos conhecimentos para compreender a vida.
Hermes Trismegistus traz a lei dos opostos ou a lei da polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados ". “Amor e o ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento” *1.
A filosofia chinesa também traz o mesmo conceito no Yin e Yang: “expõem a dualidade de tudo o que existe no universo. Descreve as duas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontram em todas as coisas. O "yin" é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão, e absorção. O "yang" é o princípio masculino, o céu, a luz, atividade, e penetração. Assim, se deduz que nada existe no estado puro nem tão pouco na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua” *1. Somos seres universais por isso temos conteúdo do universo. Recentemente em 1976 Richard Dawkins no seu livro “O Gene Egoísta” utiliza o termo “meme”*2 para expressar os pensamentos em voga. Ele questiona os refrãos das músicas, por que alguém canta e os espectadores saem cantando? Por que alguém usa uma roupa e logo vira moda? Por que passa um pensamento de uma mente para outra? Ele atribuiu o nome de “meme” porque fica na memória das pessoas os “replicadores de pensamentos”. Para Ralph Waldo Emerson a chave de todo ser humano é seu pensamento e, René Descartes “Cogito ergo sum”. Entre muitos grandes pensadores da história que trazem o princípio mental. Mas ninguém foi mais profundo na compreensão do conteúdo do universo do que o pensador e humanista Carlos Bernardo González Pecotche. Ele disse que os pensamentos têm vida própria *3. Os seres hospedam, criam e vivem com os pensamentos que estão em suas mentes. Em outras palavras, agem com os pensamentos sob o domínio da mente, ou, os pensamentos podem dominar as ações da mente.
Compreender o mundo paralelo e conexo dos pensamentos e sentimentos é iniciar a viagem no tempo astral do universo e, ser consciente nos processos temporais físicos e atemporais* não físicos que se vive na Terra.
Sejam felizes!*1 - http://pt.wikipedia.org
*2 – O Gene Egoísta; Dawkins, Richard - Editora Itatiaia Limitada.
*3 – Logosofia Ciência e Método; Pecotche, Carlos Bernardo González - Editora Logosófica.
* – Não sujeito ao tempo que os homens criaram para viver na Terra: passado, presente e futuro; mas sujeito às Leis Universais.
José Humberto C Soares
Enviado por José Humberto C Soares em 14/01/2013
Alterado em 14/01/2013 Copyright © 2013. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |