Ser & Viver

O conhecimento e a vida se fundem na própria existência, existimos através de nossos conhecimentos.

Textos


A natureza animal

Por que as pessoas que convivem com animais apaixonam por eles?

Estava vendo um peão ordenhar as vacas. Ele chamava: pretinha, lá vinha a pretinha. Malhada, saia no meio das outras. Estrelinha, toda distraída no fundo, estrelinhaaa, la vinha a estrelinha. Dizem nas histórias dos peões que todos apaixonam por seus animais.

Da mesma forma as pessoas que convivem com animais domésticos, fazem de tudo por eles. Uma vez vi um senhor entrar no meio da briga de seu cachorro com outro, não era só apartar, era entrar no meio da briga dos cachorros, pode! Eram gritos, latidos, rosnados, chutes e mordidas, pode! Estava defendendo o seu cão (os cachorros não atacaram o senhor). Retornando de uma viagem de uma semana, chego em casa e dirijo para o quintal para ver meus cachorrinhos: um pinscher e cocker spaniel. O pinscher veio até nós arrastando as duas perninhas trazeiras, estava com cólicas de rins, mas ele não queria demonstrar a sua dor e sim a felicidade e seu amor por nós são maiores que a dor.  Tudo que eles fazem é ter uma família, a felicidade, amor e proteção.
 
Por que as pessoas que convivem com animais apaixonam por eles?
 
Porque eles despertam nos seres humanos a pureza da natureza que está adormecida. Os seres humanos criaram um mundo cultural para si, ocupações, trabalhos, moda, hábitos, costumes sociais, políticos e religiosos, distanciaram da natureza. O ser humano acha que é o único dono do mundo, demarcam terras e mares para si independente dos demais seres: animais e plantas; pensam na riqueza monetária, ganhar, ganhar, ganhar.

O seres humanos esqueceram de viver a natureza dentro de si, os animais não!  Quando convivemos com os animais, vemos e sentimos no olhar, nas brincadeiras, nas relações: amor, proteção, carinho, paz, felicidade, mutualidade, confiança, família... Aprendemos muito com os animais. Eles despertam em nós o que está adormecido: viver a pureza da natureza.

Sejas Feliz!
 
José Humberto C Soares
Enviado por José Humberto C Soares em 12/08/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras