Ser & Viver

O conhecimento e a vida se fundem na própria existência, existimos através de nossos conhecimentos.

Textos


Imagem Google
 
Cultura é vida.


VIDA, o espetáculo mais maravilhoso que vê, sente e existe.
 
Pode olhar do micro como: bactérias, fungos, plânctons; ao macro, planetas e o universo, quantas manifestações de vidas há? Animais, plantas, insetos! Milhões e milhões de espécies. Mas essas são visíveis aos olhos físicos, há vida além do visível aos olhos físicos? Ela transcende a condição e a dimensão física?
 
Primeiramente é preciso determinar o que é vida.

A ciência define como características de seres vivos: crescem; adapta e evolui; responde a estímulos, age e reage; movimento; herança; são formados por matéria [1]. Vamos retirar a condição da matéria, vide texto “Alma Vive” no site www.sereviver.net, até mesmo porque a inteligência faz a vida sobre a matéria e não o contrário. Fato mostrado pela ciência em julho de 2012, os cientistas descobriram a antimatéria, ou “partícula de Deus”, a partícula não material dá origem à matéria, a formadora da existência do universo [2].
 

A vida existe antes da matéria, se está antes, também está após. Fato comprovado! Agora é preciso visualizar além da matéria, além do corpo. O que transcende o corpo e a matéria? A inteligência transcende e dá origem à matéria, aos movimentos e aos processos universais. 
 
De um modo muito simples, vida é inteligência autônoma manifesta, tanto visível na matéria como não visível. É importante a visão de autônoma. Um computador não tem vida, porque a inteligência que ele usa é depende, não é autônoma.
 
Podemos ver a cultura das espécies, a expressão viva da inteligência acima das características físicas, seja: plantas, animais e até mesma a humana. Uma abelha fora da colmeia não tem sentido como não conseguirá viver. É a cultura que garante a espécie. Cessou a cultura cessou a vida.
 
A cultura humana pode ser segmentada em diversas como: política, religiosa, social, esporte, etc. Como exemplo, a cultura religiosa cristã nasceu com o Imperador Romano Constantino, por volta do ano 300 da época contemporânea. Ela cresceu, tomou forma através de igrejas, estátuas, livros, etc. Gerou e gera filhos que é as diversas religiões cristãs, movimenta, adapta, defende, luta e mata. Da mesma forma como os animais defende seus territórios e suas vidas. A religião cristã é vida invisível fisicamente.
 
Como é o conceito de vida definido pela ciência, a cultura religiosa nasce, cresce, adapta, evolui, responde a estímulos, age, reage, movimenta e forma herança. Quantos defendem os conceitos religiosos? Agem e reagem, fazem os movimentos, respondem a estímulos! Quantas pessoas passaram por esta vida, mas a inteligência da cultura religiosa continua nos pensamentos dos filhos, dos netos. Por mais de séculos e séculos os pensamentos religiosos vivem nas pessoas. A vida religiosa transcende gerações e gerações, segue os mesmos pensamentos de seu nascimento e lutará para não morrer, se for preciso, também matará. Da mesma forma a política, o social, etc.
 
Muitos não sabem, por ter escolhido uma religião acham que têm vida. Pode ser que tem, pode ser que não! Se tiver pensamentos autônomos terá. Se os pensamentos governarem suas mentes, não sendo autônomos, não têm vida.
 
Compreendendo a linguagem cultural das espécies, aprende um novo verbo da vida: os pensamentos com suas ideologias. Aprende nessa linguagem a expressão criadora e, assim também compreende a expressão do Criador.
 
Pela semelhança com Deus, o homem é capaz de criar e dar vida aos pensamentos, criar novas culturas, novas formas de vida. Cabe então olhar no mundo as naturezas visíveis e invisíveis fisicamente e saber diferenciar as vidas criadas por Deus e pelos homens.
 
Deus concedeu o livre-arbítrio para que os seres sejam autônomos e, assim, tenham vida. Livre dos pensamentos ditadores, cada um olhará dentro de si, verá a própria natureza, aprenderá a amar de forma autônoma e falará com o coração, com a verdadeira consciência para com Deus.
 
Jamais ame e fale a Deus por mandamento. Porque deve amar como vida e não como máquina ou animal adestrado pelos pensamentos.
 

Sejas feliz!


[1] www.sereviver.net  - “Alma Vive”
[2] http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/07/fisicos-anunciam-descoberta-da-provavel-particula-de-deus.html

 
José Humberto C Soares
Enviado por José Humberto C Soares em 20/08/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras